Navegando pelo site especial que a RBS fez para o Catarinão 2009, não pude deixar de notar uma das notícias que estavam na página inicial. Como sou estudante de jornalismo, aprendi a notar certos recursos que são usados pela mídia para persuadir o leitor e fazê-lo olhar a foto, matéria ou notícia, de acordo com o que o jornalista quer.
Pode parecer pouco, algo muito sutil, mas reparem na foto, na manchete e na chamada para a matéria do Presidente do Avaí, João Nilson Zunino (foto - clique para ampliar). Nela, Zunino esclarece sobre o pagamento parcial da premiação pelo acesso, ano passado, e ressalta que a prioridade foi o pagamento dos salários e que o restante, da citada premiação, será pago com o dinheiro da cota de TV.
Agora, uma chamada intitulada "$$$", uma foto escura e com a sombra do próprio Zunino ao fundo e uma manchete usando dois verbos fortes de acusação: "Zunino ADMITE: Avaí DEVE premiação aos jogadores" é ou não é pra fazer o leitor pensar outra coisa?
Mesmo post em: http://www.futebol-sc.blogspot.com/
É, tais certo!! :)
ResponderExcluir